Diz que é uma espécie de Fernão Veloso
Não é a primeira vez que aproveito alguma coisa popular, ou mais ou menos popular, para rotular uma mensagem de uma forma camuflada. Não sei se alguém deu conta, mas o título da mensagem “Há já muito tempo que o ar nesta crise se tornou irrespirável” (Outubro de 2008) também foi inspirado numa ideia previamente concebida por alguém. Neste caso, os Mão Morta.
Por momentos a dúvida pairou no ar, mas após uma busca na Internet (desculpem a ignorância mas não sabia) a dúvida desfez-se. O título é de um conto de Eça de Queirós, escrito em 1902… OHHHHH, Sniff…Tudo bem amigos na mesma, pensei.
Assim, este assunto das inspirações e das influências que recebemos para escrever, fotografar, falar, ou simplesmente criar, levou-me a pensar e escrever esta mensagem. Criticas à falta de originalidade a diversas criações, são recorrentes em artigos de opinião ou simplesmente em conversas de circunstância num grupo de amigos ou apreciadores da mesma arte. No caso do meu blog, isso não é bem assim. Aqui, o importante é criar, mesmo que se recorra a ideias já existentes.
Foi precisamente isso que os meus cunhados, Fernando e Antónia fizeram na sua viagem a Roma. Aproveitaram uma ideia existente, e trouxeram de Itália, um contributo para o meu blog. Em forma de fotografia, com carinho, e assentes na lembrança, forçados na impossibilidade de ter o Fernão Veloso consigo, criaram uma espécie de Fernão Veloso.
Para quem os conhece e tenta imaginar a figura que fizeram, para conseguir criar com uma meia e duas caricas o que aparece nesta curiosa e engraçada fotografia, com certeza uma grande gargalhada soltou.
A fechar e já que estamos numa de ideias originais ou não, refiro-me ao Manoel de Oliveira e ao facto de ter ido buscar inspiração ao meu blog, para o título para o seu filme, pois não fiquei muito convencido daquela ideia do Eça de Queiróz, porque apesar de ter 100 anos, em 1902 o Sr. Oliveira ainda não tinha nascido....ou não é verdade?... Ah pois é...termino com mais uma ideia original, ou não… ora vejam lá se adivinham onde fui buscar a ideia.
- Há quem diga que tenho os olhos do boneco….e não é que é verdade…
Abraço de amizade para todos e boas criações ou recriações para os comentários à mensagem.