PORTUGAL, Portugal, portugal...

Enquanto em Tentúgal se unem esforços para confeccionar o maior Pastel, alguma vez feito, e no Parque da Cidade do Porto, se desenrola um cachecol com 11 quilómetros, em homenagem aos atletas nacionais participantes nos grandes eventos desportivos do ano: Jogos Olímpicos, Paralímpicos e Euro'2008, no País real, as gasolineiras continuam a aumentar o preço dos combustíveis.

A escalada vertiginosa que assistimos semanalmente parece não ter fim. Cada vez que vamos encher o depósito, largamos mais Euros e ficamos com menos gasolina.

“Irra, já chega!” - apetece dizer…Os entendidos dizem que não, mas cá para mim, cheira-me a cartelização de preços.

Já sabemos que somos bons a confeccionar o maior Pão com Chouriço, o maior Bolo-rei, o maior Pastel de Tentúgal, a maior feijoada, a fazer o maior Logótipo Humano, o maior cachecol, ou ainda, fazer a maior concentração de bandeiras às janelas. Visto tudo isto ser uma realidade, a pergunta impõem-se...Será que não devíamos aproveitar esta capacidade de mobilização e organização para iniciativas no País Real?

Tem andado a circular um email que sugere o boicote no dia 1 de Junho à Galp e à BP. Eu ia mais longe, sugeria, sempre que possível, não abasteçam na Galp nem na BP. Mas como nem todos vivem junto à fronteira espanhola e nem sempre a gasolineira mais perto da nossa casa é diferente da GALP ou BP, esta tarefa pode-se tornar dificil. Assim considero que o boicote por um dia já não seria nada mau.

Não sei se seria uma medida eficiente, mas pelo menos nesta data, os lucros destes amigos reduziriam significativamente e por um dia ficariam eles à nossa mercê e não nós, à mercê deles…Para ajudar à festa, seria bom ver a comunicação social também associada a esta iniciativa, fazendo a merecida publicidade...mas isso acho que não vai acontecer.

Além do referido email, existe um site que também gostava de fazer referência.

Nele podemos fazer as contas, antes de nos dirigirmos ao posto de abastecimento.

Não quero que entendam com isto tudo, que é necessário tomar uma posição extremista, podem perfeitamente combater a escalada dos preços, comer o Pastel de Tentúgal e pendurar a bandeira à janela. Até seria bom fazer as três coisas. Pois confesso que além de participar em iniciativas como esta do boicote, também gosto de ouvir o povo a gritar, que nem loucos, por PORTUGAL, PORTUGAL PORTUGAL! Aliás, a força, o orgulho e a organização dos Portugueses em iniciativas tipo " Euro2004" é uma lição que deveria ser sempre transportada para todos os movimentos que possam contribuir para uma tentativa de melhoria das nossas vidas .

Forte abraço de amizade para todos.



~ 22 maio 2008 0 Deixar Comentário