@rroba = 14,687 kg

São vários os email's  que recebo. Uns com piada, outros nem por isso.

Não gosto de Power Point's com florezinhas, ursinhoS e correntes de amizade. Gosto de mensagens de correio electrónico com simplicidade e que me façam rir. Mas as minha preferidas são por certo aquelas onde me perguntam como estou, ou como está a minha familia. Tal como aquelas cartas antigas que escreviamos, lembram-se?

Mas mesmo tendo este critério, sempre aparecem coisas que merecem algum destaque. Por isso, publico a seguinte mensagem..


 - Se um dia forem apanhados a mudar o pneu ou coisa do género, sem o colete, digam sempre que não o têm! Mesmo que o tenham convosco.


É que a multa por não ter o colete são 60 euros.

A multa por não o utilizar (tendo-o) são 120 euros...
 
 
Vale ou não vale apena ser publicada?
 


~ 10 novembro 2009 1 Deixar Comentário

Castelo Rodrigo

Continuando na rota das Aldeia Históricas, chegamos a Castelo Rodrigo.




Uma gracinha esse lugar. (tal como aquela brasileira que encontra-mos em Sortelha, nos tinha dito). Tudo muito limpo e acolhedor. A cor predominante na aldeia dá uma valente ajuda, muito bem escolhida. Sentimo-nos bem em Castelo Rodrigo!



Passeámos pelas suas ruas e recantos, respiramos aquele ar de tranquilidade, fomos aos locais de maior interesse e naturalmente, admirámos a vista sobre Figueira de Castelo Rodrigo e sobre o Castelo.



De negativo apenas o facto de o posto de turismo não ter guias em português, só espanhol… e claro, a entrada nas ruínas do Castelo ser paga… Apesar de não ser muito, achei despropositado ter de pagar. Afinal já tínhamos passado em Almeida e Sortelha e não pagámos nada… Mas tudo bem, “no hard feelings”.




Passeio nas ruas de Castelo Rodrigo



Castelo Rodrigo foi alvo de vários conflitos. De uma maneira ou de outras, estes episódios contribuíram para a sua notoriedade. Dos vários, destaco a "Batalha da Salgadela". (Contra os nossos rivais espanhóis)




Resumidamente. Durante a guerra da Restauração (que se desenvolveu quase por completo no Alentejo) “Nuestros Hermanos” mal sucedidos e desejosos de vingar o saque da vila espanhola de Sobradillo, feita pelas forças portuguesas, partiram em direcção a Castelo Rodrigo.



 As Muralhas do Castelo



Muralhas do Castelo



...ainda as muralhas do castelo



...outra vez as muralhas dos Castelo... lol



Continuando...Uma força de 3.000 espanhóis, sob o comando do duque de Ossuna, forçou a entrada em território português, pela fronteira da Beira, tendo de imediato, imposto cerco à vila de Castelo Rodrigo.



Na ocasião, no Castelo, de Castelo Rodrigo, encontravam-se apenas uma pequena guarnição de 150 homens.
 


Mas os 150 valentes e corajosos portugueses, aproveitando o desgaste e cansaço da viagem das tropas espanholas, e repelido o primeiro assalto, contra-atacaram em força. Naturalmente, (modéstia à parte) obrigaram as forças espanholas à retirada imediata!




A tradição afirma que o líder espanhol, o duque de Ossuna, apenas conseguiu escapar com vida, disfarçado de frade. Levou na corneta, mas vá lá, graças ao seu engenho, saiu vivo.
 


 É caso para dizer - Valentes 150 Portugueses!
Toma lá e embrulha!
lol
 


O aspecto limpo de Castelo Rodrigo, é uma característica notável.



 As casas tradicionalmente beirãs



A tranquilidade...
 


Calma e Serenidade. Castelo Rodrigo vale a pena.



A vista sobre a Figueira de Castelo Rodrigo




A fechar, à saída da aldeia, a inscrição na porta do cemitério... Dá que pensar. Leiam e comentem.

Abraço de amizade para todos.






~ 07 novembro 2009 0 Deixar Comentário