A terra (e as fotografias) prometida (s).

~ 30 setembro 2008
Israel e Jordânia foram os destinos da nossa simpática mascote. Para os mais ansiosos que desejavam umas fotografias de férias de Verão em grande, aqui estão elas…

Para não ser chato e doloroso e ficarem com uma noção do que se passa por aquelas bandas, escrevo de uma forma simples e rápida.

Quando penso em Israel vem-me à ideia duas coisas, religião e guerra. ( Aceito a criticas sobre a forma redutora de ver Israel ).

Sobre a religião, além da passagem, e dos episódios do amigo Jesus Cristo, naquelas paragens, o mais importante a reter é que de acordo com a Bíblia, a terra prometida, é a terra de Israel.

Sobre a guerra, é um pouco mais difícil de escrever… Entre outros incidentes, destaco o ano de 1967 e a Guerra dos Seis Dias.

De um lado, Israel (exigiam o reconhecimento do Estado de Israel) do outro, os Estados Árabes (Jordânia, Egipto, e Síria), apoiados pelos amigos do Iraque, Kuwait, Arábia Saudita, Argélia e Sudão (não reconhecem o Estado de Israel e tem a ideia de destruir todo o povo judeu).

Resultado: Árabes 18.000 baixas, Israelitas 766 baixas, (sim leram bem não me enganei).

Israel alargou as suas fronteiras e conquistou a cidade de Jerusalém (há mais de 3000 anos que os judeus a tinham perdido, por isso uma conquista de extrema importância). Como os Estados Árabes levaram uma grande tareia, amuaram e resolveram continuar com a mesma atitude em relação a Israel.

Pormenor: 350.000 refugiados.

Entretanto, os Estados Árabes foram fazer queixinhas à Nações Unidas, que por sua vez, ordenaram a retirada de Israel dos territórios ocupados e a resolução do problema dos refugiados. Israel manda toda a gente passear, acabando por acolher cerca de 1300 refugiados, após colocarem um cartaz a dizer: Ou os Estados Árabes reconhecem o Estado de Israel ou então nada há nada para ninguém!

O resto já vocês sabem, avanços e recuos em processos de paz, bombas, mísseis e explosões com fartura, Faixa de Gaza, Colonatos Judeus, Yitzhak Rabin, Yasser Arafat, Ariel Sharon, OLP e Mossad tudo à mistura…enfim, tudo por território e reconhecimento de identidade. Faz-me lembrar aquela dos Sepultura " War for territory".


O muro das Lamentações



À entrada da Cesareia Palestina. Antiga cidade e porto marítimo, situado(a) entre Tel Aviv e Haifa, mandada construir por Herodes, cerca do ano 25 - 13 A.C.


Jesusalém 42º à sombra...



Em direcção ao túmulo de Jesus Cristo, segundo a Religião Envangelista...e segundo a seta :-)


"Não está aqui, pois ressuscitou" (Mt 28,6)


Nazaré Y.M.C.A. (The Young Men's Christian Association). Além da imediata associação das iniciais, à musica dos Village People, que até deu processo em tribunal, as inscrições baseiam-se em, ( I.Sam 2,26) "Entretanto, o menino Samuel ia crescendo, e era agradável tanto ao Senhor como aos homens".



Em relação à Jordânia, Petra, o melhor é apenas dizer que conhecemos o cenário, não só pela mais recente eleição nas novas maravilhas do Mundo, mas também através do filme do amigo Indiana Jones…ou Indiana Jáos (como diz o meu filho).



Pequenito, mas está lá!


El Khazneh, para os amigos "A Câmara do Tesouro"


Tal como eu, espero que também tenham gostado muito das fotografias. Fiquem atentos, pois o pequenito não pára! ( próxima estação Riviera Maya - Mexico, olé! )

Por último, os meus sinceros agradecimentos...Vera e Susana... Thank you very nice!
Ou melhor Shalom.

Abraço de amizade para todos.

Ps. Hoje foi dia de greve, não comi pasteis de nata, mas comi um valente pastel de Tentúgal!


3 Deixar Comentário:

Andreia Gordillo disse...

Também quero ir...e de preferência com o baptismo incluído, eheheeh !
Este é, sem dúvida, um destino dos meus sonhos...mas...

Bjs, e adorei o post.

Anónimo disse...

Um post 5 estrelas. Muito bem descrito. Quanto ao baptismo ... pois cá vai uma "piaduxa": a veste do baptisto é transparente, ha que levar uma roupinha por baixo e mais não digo, ...ai que vergonha ...!
Bjokas
Vera

Anónimo disse...

Olá Tiago! Tudo bem? Por aqui, na terra Werzen, tá tudo óptimo!
Vim dar uma vista de olhos no teu blog e gostei muito desta última viagem da tua mascote, de facto há locais em que nos sentimos muito pequenos e enormes, também podemos sentir isso na nossa última viagem! Gostariamos de juntar um dia também esta 7 maravilha que é Petra, às nossas mas para já ficamos pela foto, bem bonito! BJS e Abraços para os 4!!!