De perder a cabeça.

~ 29 outubro 2008
O Templo Maia de Kukulcan, (deus pássaro-serpente) o mais grandioso de todos os templos da civilização maia, encontra-se na cidade arqueológica maia de Chichén-Itzá (na beirada do poço do povo Itza).

Construído de modo a que um sacerdote, que falasse do seu topo, fosse facilmente ouvido pelas multidões aglomeradas na sua base, possui curiosas particularidades acústicas e arquitectónicas.

Quem bater as palmas em frente à fachada sul, ouvirá como resposta, vindo do topo do monumento, o som de um pássaro (o quetzal), momentos depois ouvirá o som de uma cobra oriundo do templo dos guerreiros, situado à esquerda de Kukulcan.




Além deste fenómeno acústico, Kukulcan possui ainda outras preciosidades. Cada face do monumento tem 91 degraus, que se ao seu total somarmos o patamar superior, (91X4+1) perfaz o n.º 365. Naturalmente este número leva-nos a inevitável comparação com o actual número de dias num ano comum.

Nos equinócios da Primavera e do Outono, podemos contemplar outro acontecimento igualmente interessante. À medida que o sol se movimenta a sombra dos patamares é projectada numa das escadarias, formando uns triângulos, que por sua vez representam o corpo de uma serpente, que se desloca até à base, onde se encontra esculpida em pedra, a sua cabeça.





Em Março a serpente parece subir (pôr do sol) e em Setembro parece descer (nascer do sol). Durante cerca de 20 minutos de contemplação, todos se questionam sobre o conhecimento necessário para construir tal engenho. Como reagiriam à sua observação, aqueles que há séculos adoravam o templo?


Na continuação da visita à Riviera Maya, o nosso amiguinho “aterra” em Tulum. Uma pequena cidade arqueológica, situada na costa do Mar das Caraíbas, sudeste do México. Foi a única cidade maia junto ao mar, situada numa escarpa, possui uma vista singular.


Tulum tinha como principal actividade, o seu porto de pesca. A espessa muralha protectora que rodeia este sítio, actualmente em ruínas, atribuiu o nome à cidade, uma vez que a palavra maia Tulum, tem como significado, barreira ou parede.

Tulum é o terceiro sítio arqueológico mais visitado no México.



O bonito mar das Caraíbas...



Localizada a uma distância muito curta de Cancún e Playa del Carmen, mesmo no meio da selva profunda, ou matagal se assim o preferirem, descobre-se Cobá. Muitos são os turistas que passaram perto deste local, mas por uma ou outra razão nunca o visitaram. Uma das possíveis causas, será a construção, apenas em 1970, de um acesso melhor à Zona.


Com 42 metros de altura Nohoch Mul, apresenta-se como a principal atracção da cidade.
Cobá teve um importante destaque no comércio da civilização Maia, uma vez que acredita-se que era o entroncamento de cerca de 40 caminhos maias, chegou mesmo a ser rival de Chichen-Itza. Possui um observatório astronómico, uma pequenita “pirâmide”, logo à entrada da zona arqueológica e um campo de jogos para o denominado jogo da bola (talvez o actual futebol). Segundo consta, os jogadores que perdiam o jogo, também perdiam a cabeça, eram decapitados! Aqui não haviam chicotadas psicológicas… acho eu… Será que também cortavam a cabeça ao treinador? E ao preparador físico? E aos dirigentes… Bolas, não quero nem pensar…

OBS. Os Ingleses que me perdoem, mas se os Maias construíram todo um vasto império apoiado em credíveis bases de conhecimento, facilmente inventavam o futebol….


A visita a este local é ideal para os amantes das caminhadas, durante 4Km, é possível encontrar várias ruínas no meio da densa vegetação.


Caso não gostem particularmente de andar a pé, sempre podem alugar uma bicicleta. No caso do nosso amigo, não foi preciso andar a bicicleta, nem muito menos a pé, a simpática Mafalda tratou de tudo e prova disso, são estas bonitas fotos.

Viva México, Viva Mafalda.

Abraço de amizade para todos.

4 Deixar Comentário:

Anónimo disse...

Foi verdadeiramente uma viagem inesquecivél...aconselho a conhecer esta cultura, povo e praias, que são uma verdadeira delícia;) Obrigado Tiago pela companhia do travel( para mim;))...Guardo méxico no meu coração e com a promessa de voltar...foi simplesmente umas férias fantásticas...Posso dizer que a comida é do melhor, a agua quentinha e o calor nem se fala (para quê sauna??;))

beijocas gandes
Tiago

Andreia Gordillo disse...

Mais uma vez um post muito bem escrito...em relação ao México...sem comentários, pois deve ser um sítio magnífico, mas infelizmente também um destino muito caro. Ainda bem que o boneco foi, pelo menos ele divertiu-se, eheheheeh.

bjs.

Anónimo disse...

Olá Tiago!!! Bem, que posso eu dizer desse País magnífico que é o México, do qual apenas conhecemos uma parte, que apesar de pequena é de grande importância histórica, a Península de Yucatan. Este local de beleza rara em termos naturais, com praias absolutamente fantásticas das quais destaco a de Tulum que é lindíssima, mas posso dizer, que até a Playa del Carmen na zona onde se apanham os ferrys para a ilha de Cozumel é uma maravilha. Em termos históricos, poderia estar aqui todo o dia a tentar descrever a qualidade e a riqueza deste local, que seria muito difícil, posso sim tentar descrever a sensação que sentimos quando avistámos pela 1ª vez a pirâmide de kukulkan, e a vimos aparecer por trás da copa das árvores: que momento indescritível! Parecia-me impossível estar alí! Estava de tal forma emocionada que mal podia esperar para subi-la (algo que nessa altura ainda se podia fazer). Comecei a subir cheia de coragem, mas quanto mais alto ficáva mais dificil se tornava, descobri aí o meu 1º grande problema em viagens: as alturas! Olho para as ditas àrvores que há pouco me pareciam enormes e agora parecem-me tão pequeninas. Fiquei aterrorizada durante uns 5 minutos não conseguia sair dalí. Com algum esforço e ajuda consegui e finalmente cheguei ao topo: tenho este momento como um dos mais emocionantes da minha vida! Foi Lindo!!! Uma vez chegada cá a baixo depois de mais um esforço na descida (e que esforço), lembrámo-nos: "Não demos um beijo lá em cima!", (não podia ser), enchemo-nos de coragem e lá subimos, demos o beijo e dexemos outra vez, o Amor tem destas coisas!!!
Vou-te mandar uma foto tirada lá de cima para colocares aqui no teu blog! Recomendamos vivamente esta viagem a todos os que a poderem fazer!!! Já agora tudo o que disses-te é verdade relativamente ao som quando batemos palmas, é realmente fantástico! BJS

Anónimo disse...

Apenas uma simples pergunta para quem possa e queira responder.
Conhecem Cacilhas?
O Jarbas conhece...e eu também...