Sortelha

~ 29 setembro 2009
A rede de Aldeias Históricas de Portugal (Beira Interior) é certamente um projecto de real valor cultural, histórico e turístico. Este movimento compromete-se na recuperação de locais, que ao longo da história, perderam protagonismo administrativo ou defensivo e deixaram de ter a sua importância económico-estratégica. Fazem parte deste conjunto 12 aldeias, Sortelha, Almeida e Castelo Rodrigo, que este verão tive a oportunidade de conhecer.

A primeira paragem foi em Sortelha. De imediato fiquei rendido e apaixonado. Que bonito sítio, que local lindíssimo, que atmosfera... (que saudades)

A visita a Sortelha, faz-nos pensar que regressámos no tempo e que parámos na história. As suas casas tradicionais, meticulosamente recuperadas, as suas sinuosas ruas, o Castelo (ergue-se a 760 metros de altitude), ainda com a cisterna lá dentro, o pelourinho, a torre sineira e a muralha envolvente, a fazer lembrar uma serpente gigante enrolada à volta do povoado, são memórias genuínas.

Muito bonito, vale realmente a pena visitar.




Largo do Corro, logo à entrada de Sortelha
 


Vista das muralhas do Castelo



A muralha "serpente"



 Vista sobre o largo da Igreja.



O largo do Corro e Porta da Vila



À conquista de Sortelha...


A Casa número um.
 A denominação deve-se a uma inscrição que se apresenta numa das suas portas.



  F. Veloso no largo do pelourinho



Em Portugal, os pelourinhos ou picotas (esta a designação mais antiga e popular) dos municípios localizavam-se sempre em frente ao edifício da câmara, desde o século XII. Muitos tinham no topo uma pequena casa em forma de guarita, feita de grades de ferro, onde os delinquentes eram expostos à vergonha pública. Noutros locais os presos eram amarrados às argolas e açoutados ou mutilados, consoante a gravidade do delito e dos costumes da época.



Largo do Pelourinho com o Castelo em segundo plano.



Igreja Matriz dedicada a N. Sr.ª das Neves, construída no séc. XIV
Na parede lateral da capela-mor existe uma imagem gótica de Nossa Senhora das Neves com o menino ao colo. A cabeça desta imagem foi decepada, segundo diz a lenda, por um soldado napoleónico que se queria certificar se a imagem seria de ouro.

Na foto: à esquerda a Torre Sineira, à direita as Sepulturas Medievais.



Não é muito usual, mas em Sortelha a Torre Sineira encontra-se destacada da Igreja.



As referidas Sepulturas Medievais, escavadas na rocha.



A bonita, Casa do Juíz do Concelho, provavelmente dos séculos XVI / XVII.


Em suma, Sortelha, vale a pena! Só me questiono, como será na altura do inverno com neve e nevoeiro a compor o cenário?


Próximo destino, Almeida e Castelo Rodrigo





0 Deixar Comentário: