E.N.335

~ 17 julho 2008
A mascote do blog (ainda não baptizada) andou novamente em viagem, desta vez as fotografias foram tiradas na vila de CARAPINHEIRA. A vila fica situada a uns escassos 5Km de Montemor-o-Velho.


Acho que o melhor que posso escrever, são mesmo as histórias sobre a minha simpática amiga, Ana Sousa, e sobre a origem do nome da sua terra.

Tal como eu, (no meu caso, falar sobre o nome da terra da minha mãe) a Ana nunca teve vergonha de dizer o nome da sua terra natal, nunca ouve aquele discurso do:

- De onde és?

- Ah, sou de Montemor-o-Velho e tal…

Nada disso, diz sempre:

- Sou da CARAPINHEIRA!

Assim mesmo é que é! Sem vergonha nenhuma de divulgar as nossas origens!
Sobre o nome desta vila, que deveras, tem um nome original, a proveniência do seu topónimo permanece em mistério…deixo-vos aqui a história mais deliciosa que encontrei, de entre muitas que encontrei.

No início no séc. XVI no lugar do "Casal da Pinheira", morava uma mulher rica chamada Clara Pinheiro. Conhecida pela sua bondade e generosidade, ajudava todos os que precisavam. Assim, a expressão "se precisas de ajuda vai pedir à Clara Pinheira" tornou-se tão popular, que mesmo quando a senhora morreu, continuou a ser utilizada. Com o passar dos anos a expressão evoluiu semanticamente e foneticamente para Carapinheira. Simples e bonito.

É a E.N.335 que nos leva até à Carapinheira. (Apontem no GPS), no entanto se viajam sem esta inovação tecnologia, é muito fácil… Quando começarem a avistar um maravilhoso cenário verde, junto às margens do Rio Mondego, onde muitas cegonhas constroem os seus ninhos...já lá estão perto.

O principal propósito desta mensagem, é dizer aos meus amigos viajantes, que a bendita mascote também pode passear cá dentro (Portugal), ou não fosse eu um adepto do viajar pelo país. Limitar o blog às fotografias tiradas apenas no estrangeiro, seria do meu ponto de vista, uma visão muito redutora desta brincadeira.

Possivelmente a mascote, vai voltar em breve a estas paragens para fotografias na zona de Coimbra, Figueira da Foz, Montemor-o-Velho e quem sabe até no meio das cegonhas, mas isso fica para uma outra oportunidade, pois desta vez foi de fugida! Além disso acrescento apenas que depois de uma viagem tão forte como a de NY, nada melhor que uma ida à Carapinheira!

Forte abraço de amizade para todos.

2 Deixar Comentário:

Unknown disse...

eheh...sim senhor tiaguinho, gostei mto da maneira cmo falaste da carapinheira :P
poix claro knao tenho vergonha...aparece no mapa e tudo!!
mais umas pérolas pro teu blog e pra tua ideia hiper-mega inovadora :) temos é k batizar o boneco...
pra próxima levo-o pra outras paragens :)
kiss

Unknown disse...

continuo axar k o sitio mais interessante por onde passou o fernão foi pela bela Carapinheira!lol
bjokas