Fernão Veloso

~ 16 novembro 2008
Apesar de ter tido várias sugestões para baptizar a mascote do blog, todas elas bastante válidas, acabei por optar pela escolha do nome, Fernão Veloso.

Fernão Veloso foi um marinheiro português, que acompanhou Vasco da Gama, na viagem de descoberta do caminho marítimo para a Índia. Em “Os Lusíadas” é descrito como um homem de fáceis amizades, aventureiro, bom contador de histórias e gabarola. Aparece no célebre episódio da Ilha dos Amores durante a descoberta e perseguição das ninfas e deusas, na qual gritaria: “Senhores, caça estranha é esta”.

O seu nome ficou ligado ao actual rio de Berg (África do Sul) e a uma ampla baía situada entre Moçambique e Melinde (Quénia), a baia de Fernão Veloso.

Sendo esta mascote, um marinheiro, companheiro e viajante, ao qual estão ligadas as características acima descritas, este nome no meu entender, assenta que nem ginjas.

Por isso está decidido, temos Homem!

Abraço de amizade para todos.

2 Deixar Comentário:

Anónimo disse...

Simplesmente fantástico!

Muito melhor que um simples Jacob, Gervásio ou ainda Jerónimo.. como outros o quiseram chamar! :)

Marinheiro!? What else!? O desejo pela descoberta, "desbravar" territórios desconhecidos (ou neste caso, conhecidos!), conhecer o ignorado.. maravilhando-se com o mundo!

Sim senhor! Viva o Fernão Veloso, Viva!! =)

nunomiguel disse...

Parabéns pelo nome , acho que para personagem mais viajado é o idealViva ao VELOSITO hehehe muito bem mesmo:) e que ele nos maravilhe com mais viagens