Fernão Veloso en Suisse.

~ 19 novembro 2008
À porta da gare de Lausanne, encontramos o primeiro registo do nosso amigo Fernão Veloso. É em Lausanne que se encontra a sede do Comité Olímpico Internacional e a fachada principal da gare, não se faz rogar e deixa a respectiva publicidade bem visível, Lausanne Capital Olímpica.

Lausanne foi fundada pelos Romanos no século IV e encontra-se na parte francófona da Suíça, na margem norte do lago Léman. É a capital do cantão Vaud.

À conta da morte, ou melhor à conta de generosidade (acho que fica melhor) de Gabriel de Rumine, filho de uns príncipes russos, a cidade de Lausanne, viu erguer na “place de la Riponne”, o palácio Rumine. Se o donativo de 1.5 milhões de francos, feitos na altura, implicava a construção de um edifício de utilidade pública, esse objectivo foi claramente alcançado. Actualmente, o palácio de Rumine acolhe 5 museus, além da Biblioteca da Universidade de Lousanne.

No palácio de Rumine, podemos apreciar colecções artísticas e científicas, não só da cidade mas também de todo o cantão Vaud.

No ano de 1980, devido à falta de espaço, a Universidade de Lousanne, foi deslocada para outro local.

O Palácio de Rumine é uma construção neo-renascentista. A sua construção iniciou-se no ano de 1896 e foi inaugurado no dia 3 de Novembro de 1902.

Actualmente a promoção é: - Entre por uma porta e encontre, o Museu de Belas-Artes, o Museu de História e Arqueologia, o Museu Monetário, o Museu de Geologia e o Museu de Zoologia. Se mesmo assim não ficar satisfeito, dê uma voltinha na nossa biblioteca.


Quando se ergue uma cidade à beira de um lago, além de proporcionar uma bela vista, permite também apresentar, como cartão-de-visita, a possibilidade de passeios de barco. A Companhia Geral de Navegação no lago Léman, trata do assunto à troca de uns euros.

Estive a investigar e neste momento, a bordo, decorre o “Foundues Festival”. Deve ser no mínimo, interessante. O lago Léman ou lago de Genebra é o segundo maior lago da Europa Ocidental. O primeiro é o lago Lago Balaton, na Húngria.

A aventura continuou e a próxima paragem foi novamente à beira do lago Léman, a famosa cidade de Montreux, mundialmente conhecida pelo seu famoso festival de Jazz acolheu o nosso amigo e as companheiras de viagem, Susana Calhindro e Ana Teresa, esta última, uma repetente nas andanças do Fernão Veloso.

Além do aclamado festival de jazz, e do rótulo de luxuosa estância turística da Riviera Suíça, Montreux está ligada ao facto de Freddie Mercury, líder dos Queen (informação para os mais distraídos) ter escolhido este local para viver os seus últimos meses de vida.

O encanto das belezas naturais, e a tranquilidade do ambiente da região, fez com que o músico aconselhasse estas paragens, a todos aqueles que procurassem paz de espírito. Foi também em Montreux que a banda gravou seu derradeiro álbum, “Made in Heaven”.

Por isso, motivos mais que suficientes para a inauguração (Novembro de 1996) de uma estátua do artista. A partir dessa data, a peregrinação ao local por parte dos fãs da banda, como seria de esperar, é uma regra.

E agora perguntam vocês… Então, onde está a fotografia do Fernão Veloso, junta da estátua do Freddie Mercury?


Explicação: As características de marinheiro gabarola e aventureiro, descritas na mensagem anterior e justificativas para a atribuição do nome à mascote, sobrepuseram-se à importância da fotografia.

Em vez da fotografia ao lado da estátua, temos umas fotografias malandras junto de temas mais importantes aos olhos de um marinheiro malandro e gabarola. Não é propriamente a “Ilha dos Amores” dos Lusíadas, mas o resultado final, decerto, também foi diferente.

Depois das fotografias com flores e afins, este video com música dos Queen,
vem mesmo a calhar.


A fechar a mensagem, deixo os meus sinceros agradecimentos, à Susana e à Ana, por mais uma boleia ao Fernão Veloso. Apesar da fuga para o jardim das estátuas com gajas nuas, acredito que o boneco tenha tido um comportamento calmo e colaborante… Onde é que eu já ouvi esta expressão?
Parabéns pela originalidade das fotografias e Abraço de amizade para todos.

1 Deixar Comentário:

Unknown disse...

foi um prazer partilhar esta viagem com o fernaozinho:)
e fika aki dito k a culpa d nao haver uma foto com o freddy mercury foi toda minha...fiz-m a estatua e eskeci-m do fernao :)
parabens plo blog, cada vez mais interessante!
beijoka