Kali - Yes you CAN

~ 18 janeiro 2010
Tenho acompanhado com uma especial atenção a CAN.

A competição que decorre em Angola tem sido bem animada. Para quem gosta de futebol, uma delícia.

É um estilo de jogo diferente do que estou habituado a assistir (futebol europeu). Menos táctico, com mais espaço, mais espontâneo (muitos remates de longa distância) e um pouco mais parecido com aquele futebol que TODOS gostamos de assistir (acredito que são mesmo TODOS).

Pelo menos no Campeonato Português quando as “supostas equipas pequenas” recorrem a tácticas ultra defensivas e colocam o autocarro à frente da baliza, assistir aos seus desafios, mesmo que seja contra o BENFICA, pode-se tornar uma tarefa maçadora. O futebol tem de ser um espectáculo para diversão, não para dar seca. É como se estivéssemos a assistir a um filme daqueles farçolas que passam no domingo à tarde na TV(i).

Na CAN não é nada assim, tudo muito mais “o jogo pelo jogo”, ambas as esquipas sempre com o sentido de baliza, a correrem desalmadamente atrás da bola, o suor a correr em bica. Quanto ao fair-play, então sem se fala. Não me recordo de ninguém a fazer-se à falta, a fazer teatro ou potenciar discussões verbais com empurrões à mistura, onde todos ralham para um monte e no fim ninguém tem razão.

Além disso não posso deixar de assumir que o facto do irmão do meu simpático amigo Bruno Alonso, ser o capitão da selecção Angolana, tem contribuído para a minha maior atenção à competição. Tem sido uma alegria cá em casa vê-lo jogar. Assumo que até fiquei emocionado ao vê-lo entrar de braçadeira de capitão, naquele estádio cheio, a apresentar a sua Selecção, os seus jogadores, os seus amigos angolanos ao seu Presidente. (também é verdade que estou mais lamechas desde que os putos nasceram, mas mesmo assim foi emocionante).

Acredito ainda que o facto de assistir aos jogos de Angola sempre com a camisola que ele me ofereceu, tenha ajudado a tornar a sua presença mais marcante, mas independentemente disso, gosto da selecção de Angola, afinal não é só o Kali, sempre há o Mantorras, Flávio, Manucho, Zuela, Djalma, Stélvio, Gilberto… entre outros, tudo grandes jogadores…
O 1º jogo de Angola teve um desfecho inesperado, parecia o meu B.I.A.C (Bairro de Inglaterra Atlético Clube), a ganhar por 4, a tão pouco tempo do final, deixaram-se empatar. Nunca tinha visto nada igual. Não deixa de ser verdade que não perderam o jogo e o futebol é assim mesmo, resultado incerto sempre até ao fim, mas foi realmente uma desilusão. Já lá vai.

Mesmo assim se pudesse escolher, acho que preferia empatar a 4 com o Mali que perder 6 a 2 com o Brasil… (mas isso também já ninguém se lembra)

Como escrevi, tenho visto os jogos todos e a selecção da Costa do Marfim, está forte. No mundial nem consigo imaginar como vai ser contra Portugal…

Adorei ver o Mantorras a entrar, é tal e qual como no Benfica. Sempre com uma forte animação nas bancadas, fazem mais festa do que quando marca um golo… pena não ter marcado no lance do livre…mas acho que se ele tivesse marcado o estádio vinha abaixo e a minha sala ficava de pernas para o ar… :-)

Em suma, uma competição muito interessante, com uma quantidade de grandes jogadores e duas selecções a falar a nossa língua em competição (Angola e Moçambique).

Vale a pena ver para quem gosta de futebol.

A fechar só falta escrever KALI, FORÇA AÍ! (acabei de inventar). Quando encontrares o Drogba na final, dá-lhe uma daquelas valentes logo de inicio para o pores na linha, vais ver que nem se volta a aproximar.

Estamos todos cá em casa a torcer por Angola e para que o Kali faça uma boa CAN, tem de arranjar um bom clube, bem à sua medida (acho que não vai ser difícil).

Abraço de amizade para todos.

 PS. Angola jogou hoje e garantiu a passagem aos quartos de final da competição.



0 Deixar Comentário: