E.U.A. ou U.S.A. - Não importa, o que importa é que já lá foi!

~ 01 julho 2008
Quando pela primeira vez, pensei na ideia de andarem com uma pequena mascote pelo mundo e fotografarem os locais por onde passassem, nunca pensei ter tanta gente a aderir a esta brincadeira. Aquilo que parecia ser uma conversa banal, à hora de almoço lá no Hospital, acabou por ser uma ideia com adesão. Os meus amigos viajantes, principalmente depois de explicado o sentido e a possibilidade de participarem, colocam de imediato um sorriso na cara, denunciando assim a sua cumplicidade para com o projecto. Fantástico!

A primeira foto foi tirada em Denver, à Porta do Restaurante “Bubba Gump”. Se o boneco correr tanto como a personagem do filme que inspira a decoração e o tema, desta cadeia de restaurantes, então ainda tem muito para palmilhar…. Já agora, alguém tem o filme para me emprestar?

Em relação às próximas fotografias, poderia escrever 1001 textos, e mesmo assim ficariam coisas por escrever. O cenário onde as fotografias foram tiradas, é único. Ele faz parte do nosso “Imaginário Norte-Americano”. O rótulo de “Cidade que não dorme” atribuído a NY, está indiscutivelmente, no meu ponto de vista, representado nas 2 fotografias. Quantas vezes viram aqueles anúncios luminosos ou os táxis amarelos a rolarem em altas horas da madrugada, naqueles filmes de acção, comédia, terror, drama, aventura ou romance? Tantas e tantos são aqueles que nos vêm à memória. Conseguir ver ao vivo, tudo isto, seria quase como se fossemos transportados para dentro da tela do cinema, ou se quiserem ser mais modestos, transportados para dentro daquela televisão velhinha lá de casa, onde assistimos os primeiros filmes. Como seria bom, estalar os dedos e substituirmos o boneco na fotografia. Esse é o espírito desta brincadeira. Ver a fotografia e imaginarmo-nos lá! Hummm como seria bom…

Desde os Ataques do 11 de Setembro de 2001 o termo "Ground zero" deixou de ser apenas usado pelos militares (ponto sobre a superfície da Terra onde ocorre uma explosão) e passou também a ser associado à área destruída do Worl Trade Center. Espero um dia actualizar esta foto com um grande Arranha Céus em fundo.

Mais um retrato, desta vez ao junto à 5Th Avenue, a fazer lembrar a canção “ Where the Streets have no name” pois nome na placa está desfocado, hi hi hi hi...

Por último, a derradeira fotografia. Sacada no Aeroporto de Nova Iorque, marca a despedida e leva os mais atentos a descobrir o responsável por esta brilhante jornada. Os suspensórios já são uma imagem de marca e poucos serão aqueles que têm dúvidas em relação a quem me refiro. Ao colocar esta fotografia, com o boneco e os suspensórios em grande plano, além de ser uma forma sincera de agradecimento, conduz-me à inevitável comparação sobre a capacidade que os suspensórios têm. Mais que as calças, o importante desta vez foi “suportar” a brincadeira.


Abraço de amizade para todos.

3 Deixar Comentário:

Anónimo disse...

OLÁAAAA! Vim cá dar um saltinho ao teu blog e pelos vistos na altura certa! NEW YORK, NEW YORK, I WANT TO WAKE UP IN THE CITY THAT NEVER SLEEPS...LÁLÁLÁ! Que cidade fantástica! Pena que seja vulgarmente resumida a capital do capitalismo, quando na realidade, isso é mesmo resumi-la a zero. Alí encontramos TUDO: alguma da melhor música do mundo, museus, diversidade social e cultural, exemplos de alguma da melhor arquitectura mundial, mais do que cenário de muitos filmes, cenário de momentos marcantes e que mudaram a história,...e podia ficar aqui o dia todo a inumerar. Para mim NY, é como sabes, a minha viagem, por ser aquela com que me identifico no meu lado cosmopolita! BJS, keep on the good work!

Unknown disse...

não tenho muito a comentar sobre esta viagem...ker dizer,é melhor não comentar...eheh!!gosto principalmente das fotos, mto bem conseguidas...imagino o k o bonekinho s deve ter divertido nesta viagem :)) lindooo

Liliana Silva disse...

Hii!

Eu conheço este boneco e este senhor!! ;)

Foi pena o boneco não estar cá se não tinha ido comigo para Praga!

As fotos são um mimo, principalmente a barba por fazer do meu pai! lol :P

Mas sim senhor gostei muito do Blog, mas mais ainda das fotos dos Metallica!! ;) ;) ;)

Beijinhos*