Bom dia Barcelona

~ 08 junho 2009
A par da viagem a Londres, a publicação da mensagem da ida do FV a Barcelona, também é feita, já alguns dias depois da sua presença na Capital da Catalunha. O primeiro conjunto de fotografias foi feito na Casa Milá



Construída entre os anos de 1905 e 1907, a Casa Milà ou La Pedrera é um edifício de características únicas e da responsabilidade do conhecido arquitecto Antoni Gaudí.


Os habitantes da cidade da altura consideravam-no feio, daí a alcunha de "pedreira", mas hoje em dia é um dos marcos da cidade.



Certamente o aspecto lunar do telhado e a ideia subjacente à fachada (dunas de areia, ou lava) terá ajudado a conceber esse pensamento.



Lá diz o poeta, primeiro estranha-se, depois entranha-se…
-Onde estão as linhas rectas?



Gaudí trabalhou quase sempre em Barcelona, ou nos seus arredores. Grande parte da sua vida foi dedicada à construção do principal símbolo da capital Catalã. O Tempo Expiatório da Sagrada Família.



Em construção há mais de um século, continua inacabada e sempre a surpreender. Cada vez que se desmonta um andaime para revelar o trabalho feito, o resultado é sempre brilhante.


Apesar de hoje em dia podermos adjectivar o trabalho com a palavra brilhante, o seu reconhecimento nem sempre foi um dado certo. Nos anos 20 a obra estava votada ao desprezo e poucos seriam os que perdoariam ao arquitecto, tamanhas excentricidades… (se ainda são vivos, agora mordem a língua) Lá diz o poeta, primeiro estranha-se, depois entranha-se…

A próxima paragem da mascote foi no Parque de Montjuïc. Aqui dispõem-se de uma das mais interessantes vistas sobre a cidade. Com cerca de 250 hectares de extensão, é um dos maiores pulmões verdes de Barcelona. A quando da Exposição Universal de 1929 e dos Jogos Olímpicos de 1992 o parque sofreu algumas alterações e novas estruturas e edifícios foram construídos.




Uma das construções erguidas para a Exposição de 1929, foi o Palácio Nacional de Barcelona que actualmente alberga o Museu Nacional de Arte da Catalunha. Muito bonito…



Holla! :-)



Para os jogos olímpicos de 1992, evento que também contribuiu significativamente para a divulgação da cidade, foi edificado “El Estadio Olímpico de Montjuïc”



Fica aqui o registo fotográfico habitual com o verdinho lá por trás…

A terminar, duas bonitas fotografias no Porto Olímpico, mesmo a sugerir um mergulho no mediterrâneo. Gosto muito desta próxima fotografia, tem muito bom enquadramento muito bom.



Muito mais havia para escrever e ver em Barcelona. É um destino muito recomendado na Europa. O “Fui, mas voltarei” é muito usual nos que a visitam e por isso não é de estranhar que um dia a mascote regresse à Catalunha. Para já é o possível!

A visita a Barcelona decorreu numa escapadela de fim-de-semana feita pelas amigas Isabel e Raquel, a quem deixo os meus agradecimentos e a as minhas sinceras desculpas pelo tardar da publicação da mensagem. Apesar da curta estadia por aquelas bandas, não deixaram de contribuir para a colecção do blogue. Obrigado pelos retratos.

Por coincidência, ou não, a publicação desta mensagem é feita numa altura onde ainda se fala e celebra mais uma conquista para a cidade. Barcelona em grande! O seu principal clube de futebol, venceu a Liga dos Campeões, justamente frente ao clube do nosso Cristiano Ronaldo (CR7).

Infelizmente não vi nenhum CR em grande, o único significado que atribuí às iniciais foi:

CR= Cólica Renal (Private Joke)

Abraço de amizade para todos.

0 Deixar Comentário: