O Ignorante ousa mais

~ 08 agosto 2009
Quando escolhi o nome Singularidades de um Blogue, não fiquei totalmente satisfeito. Na altura da criação do blogue, não tinha muito sentido ficar à espera que o nome ideal surgisse, e naturalmente fui deixando ficar.
Correndo o risco de perder alguns seguidores (penso que não) vou trocar o nome e o endereço do meu blogue. Partindo do princípio que componho o blogue à minha maneira, e que sou o maior visitante do meu blogue, não deve haver muito prejuízo com esta mudança. Esta pequena história ilustra bem aquilo que penso sobre a força deste nome, pelo menos à minha visão…

- Escola preparatória de Nuno Gonçalves, anos 80 -

Enquanto o pessoal jogava à bola lá no pátio da escola, um puto ranhoso, meia-leca e fraca figura, aproxima-se do local da jogatana. Com a maior das calmas pega na bola e como se fosse o dono da redondinha, leva-a debaixo do braço e baza. (Utilizei esta gíria para dar um maior enquadramento à história) Lá ia ele todo inchado, muito seguro da sua atitude e sem medo algum. Dúvidas?

- Porr*, mas que merd* é esta? Perguntou o Carlos. Parece que ainda o estou a ver com aquela cara de espanto. E da mesma maneira, simples e descontraída, rapidamente chega ao pé desse puto ranhoso, enfia-lhe um biqueiro no rabo e saca-lhe a bola. Estilo, Jovens Heróis de Shaolin. Situação resolvida e toca a retomar a jogatana. Dúvidas? lol

O puto ranhoso vai-se embora com o rabinho entre as pernas, e nós disparamos a pergunta ao corajoso Carlos…

Sabes que é aquele gajo? É o Caçador! (Tipo muito temido lá na escola e com reputação de Enfant Terrible).

- The End -

Graças à ignorância, não num sentido pejorativo, mas no sentido do desconhecer da situação, o Carlos resolveu, para espanto de todos, um problema que há partida seria de difícil resolução. Sem mais nem menos, um biqueiro no rabo do caçador e bola para a frente…
O Ignorante ousa mais, Para mim, esta é a força da expressão.
Acho que esta expressão pode ainda reflectir aquela desejável forma de falar e lidar com os outros. Sem ideias pré concebidas, sem preconceitos e sem aquele medo de falar ou agir. Se formos desconhecedores ou ignorantes, em relação aos preconceitos dos outros ou às suas ideias, por vezes contrárias às nossas, podemos livremente por em prática o que entendemos ser o correcto, firmes e seguros do que queremos e quem sabe até com alternativas muito mais competentes e assertivas.
Se porventura estivermos errados, então que venha quem de direito debater e contrapor as nossas divergências. Se calhar até aprendemos qualquer coisa uns com os outros…


A partir de agora o endereço do blogue é:

http://www.oignoranteousamais.blogspot.com/

1 Deixar Comentário:

Anónimo disse...

Olá amigo,
Adorei este Post.

Sabes desde que o li tenho-o aplicado, e tenho-me saido bem. Todos temos inúmeras situações da vida em que o mesmo se reflecte. Quantas vezes não pensamos: se visto esta roupa o que dirá o A e B? Se compro isto o que dirá o meu vizinho? O que é que será que este ou aquele colega de trabalho diz de mim na minha ausência?
Ora, esqueçam isso, vivam o presente porque senão o futuro vai parecer-vos triste...e com isto acabo por já estar a comentar um outro post muito bom que estes amigos inseriram no Blog.

Mário Padeiro