José Saramago

~ 20 junho 2010
Já foi há cerca de 8 anos, mas ainda  recordo o dia em que José Saramago me deu a conhecer Franz Kafka. Foi na Feira do Livro do ano de 2002.

Nessa tarde de Domingo, apesar de não saber previamente da sua presença na feira, acabei por encontrá-lo no stand da Caminho. Tal como muitos outros, aproveitei a sua presença para possuir na minha colecção de livros, um exemplar seu, devidamente assinado. No meu livro pode-se ler “ Para Andreia e Tiago, cordialmente, José Saramago”.

Junto ao escritor, a maior parte das pessoas apenas sorria e esperava pelo seu exemplar assinado. Eu fui um pouco mais longe e em tom de brincadeira e desafio disse-lhe que, agora o meu problema seria saber qual de nós (eu ou a minha mulher) iríamos ler o livro em primeiro lugar. Inesperadamente ou não, Saramago olhou para nós, sorriu e disse:

 - Lêem à vez, um para o outro!

E porque não? Pensei eu. Não contente com o fim do diálogo e mesmo pressionado pelo resto da fila de pessoas que queriam o bendito livro igualmente autografado, disparei mais uma pergunta. Qual o livro da sua vida? José Saramago olhou para nós e aproveitou a pergunta para fazer uma pausa naquela tarefa que executava já há algum tempo. Acredito que tenha gostado do desafio da pergunta, tal como disse, olhou para nós, pousou a caneta e respondeu:

- Não posso dizer que tenha apenas um livro na minha vida, tenho vários.

Insisti com nova pergunta. Assim sendo, que livro acha que devo comprar, sem me arrepender do dinheiro gasto?

- Conhecem o Kafka? Qualquer dinheiro gasto num livro dele, é bem gasto.

Hoje foi o funeral de José Saramago, fico com pena da sua morte. Fico igualmente com pena de não o  encontrar novamente para agradecer a sugestão Kafka, e dizer-lhe que o dinheiro que gastei nos seus livros, foi igualmente bem gasto.

Mais tarde acabei por descobrir ainda que, à altura da nossa conversa na Feira do Livro, morava numa rua onde o mesmo também já tinha morado. Pequeno mundo este. (Rua Carlos Ribeiro, Penha de França, Lisboa)

Ainda sobre Saramago, quero deixar aqui escrito que foi igualmente graças a ele, que descobri Sortelha, mas isso é outra história…

Dos autores li: América, A Metamorfose, O Castelo (Franz Kafka). A Caverna, O Homem Duplicado, Memorial do Convento, As Pequenas Memórias, As Intermitências da Morte (José Saramago).

Paz à sua alma.

P.S. Apesar de não ser usual, opto por deixar uma fotografia do escritor a sorrir. Espero que gostem, e leiam… (não estou apenas a falar desta mensagem)

3 Deixar Comentário:

AGomes disse...

Boa escolha a fotografia. Pouco comum. Vale por si.
Cumprimentos ;)

Unknown disse...

Também fiquei com pena da sua morte. Também tenho um livro autografado por ele...

Anónimo disse...

"lêem à vez, um para o outro", é sem dúvida uma resposta inteligente com uma mesagem bonita.
Tiveste o privilegio de o conhecer...
Terei saudades de novos livros dele...

Bjo

Vera P.